Mercado de Locação

São Bernardo anuncia aquisição de cinco bases móveis para a GCM

A Guarda Civil Municipal de São Bernardo ganhará em breve mais um importante reforço para o combate à criminalidade na cidade. Tratam-se de cinco novas bases comunitárias móveis que serão adquiridas pelo município para reforçar o patrulhamento feito pela corporação. Ao todo serão investidos R$ 2 milhões na compra dos veículos, que contarão com sistemas de monitoramento e telecomunicação (vídeo-câmeras), permitindo maior cobertura e rastreamento de grandes áreas.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (16/07) pelo prefeito Orlando Morando, na companhia do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, e do deputado federal, Alex Manente, responsável pela indicação de emenda parlamentar ao Governo do Estado de São Paulo, que será utilizada na aquisição das novas bases.

A aquisição das bases móveis é mais uma etapa do nosso plano de renovação da frota da GCM. Quando assumimos, São Bernardo tinha cerca de 20 veículos velhos. Após amplo planejamento, adotamos o modelo de locação e agora possuímos cerca de 50 viaturas de modelos novos. Daremos mais um importante passo neste processo de renovação com a aquisição das bases móveis que possuem tecnologia de ponta, garantindo mais conforto e segurança para nossos guardas municipais”, destacou o chefe do Executivo. Morando agradeceu ainda o apoio do Governo do Estado, sob comando do governador João Doria, e do deputado federal, Alex Manente, pela indicação da emenda parlamentar.

Segundo Manente, a emenda para aquisição das bases soma-se a outros recentes investimentos destinados para cidade nas áreas da Saúde e Infraestrutura e, de modo geral, servirá para reforçar as melhorias na Segurança da cidade. “A GCM de São Bernardo está revitalizada e essa atuação do governo nos dá segurança de trazer este recurso para termos as novas bases móveis, que são fundamentais para dar agilidade aos guardas em suas operações”, pontuou Manente.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com quatro bases móveis modelo Mercedes-Benz Sprinter. Os veículos foram entregues pelo prefeito Orlando Morando em 2017, após remanejamento das viaturas, que antes estavam em outros departamentos.

De acordo com secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, as bases móveis possuem uma característica especifica de atuação. “Esses veículos nos permitem ter uma proximidade maior com a comunidade e um contato mais constante e direto com a população”.

QUEDA DA CRIMINALIDADE – O trabalho integrado desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com as demais forças policiais, tem nos últimos meses apresentando resultados positivos na queda da criminalidade na cidade. Segundos dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o município tem apresentado mensalmente redução nos principais indicadores criminais, tais como homicídios e roubos em geral.

INVESTIMENTOS – A queda dos indicadores é resultado dos investimentos realizados na guarda, que passou a contar com novos equipamentos, como armas, coletes e viaturas 0 km, por meio de contrato de locação. Além disso, a atual Administração vem promovendo uma nova política de valorização da GCM, com equiparação salarial com a Polícia Militar e mudança do regime de contratação dos guardas da CLT para o estatutário – o que atende uma demanda antiga da categoria.

COI – Outro importante reforço no policiamento do município é o Centro de Operações Integradas (COI) de Segurança, inaugurado em novembro de 2019. O equipamento reúne em um único espaço cerca de 400 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) para maior eficiência no combate ao crime no Grande ABC. Considerado uma referência para o Estado, o local tem sido responsável por melhora significativa na redução de crimes na cidade.

Fonte: ABC do ABC

0 comentário em “São Bernardo anuncia aquisição de cinco bases móveis para a GCM

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: