Tributação & Jurídico

O que é LCC? Saiba como e por que calcular!

Determinar quais são as alternativas mais econômicas e eficazes é um hábito fundamental para ter sucesso nas mais variadas atividades, sobretudo em um momento tão competitivo e que exige o máximo de produtividade quanto o atual. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo explicando o que é LCC e mostrando por que você não pode deixar de calculá-lo.

No entanto, para fazer isso da maneira mais adequada, você precisará determinar algumas premissas e aspectos que deverão ser incluídos, de forma que o cálculo possa ser realmente eficiente, contribuindo para uma tomada de decisões mais assertiva e confiável. Continue lendo o artigo e descubra como fazer isso!

Afinal, o que é o LCC?

LCC é a sigla de “Life Cycle Cost”. Em uma tradução livre para o português, isso quer dizer “Custo do Ciclo de Vida”, ou seja, quanto determinado ativo demandará em despesas durante a sua atuação. Ou seja, é uma maneira eficaz de dimensionar os seus gatos e embasar suas decisões de investimento.

Para ilustrar, você pode pensar na aquisição de um carro. Um modelo seminovo de uma marca valorizada, por exemplo, pode custar menos do que um zero quilômetro na concessionária. No entanto, com o passar do tempo, é bastante provável que ele exija mais gastos de manutenção ou que você possa acabar com um belo prejuízo pela falta de procedência.

Como o LCC é calculado?

Agora que você já entendeu o que é o LCC, vamos mostrar como esse cálculo é feito. Ele precisará levar em conta os valores que serão desembolsados na compra, instalação e ao longo da vida útil de um produto, como um compressor, pensando nos investimentos fixos, variáveis, periódicos e permanentes.

A fórmula detalhada pode ser definida como LCC = IC + RC, onde IC é o custo inicial, composto pelo preço de aquisição, os custos de instalação e funcionamento. A sigla RC quer dizer custo residual, estando relacionado com a manutenção, as contas de energia, a mão de obra necessária para operar, o ônus com impactos ambientais, e assim por diante.

Por que é importante calcular o LCC?

Quando você calcula o “Life Cycle Cost”, você melhor fundamenta os investimentos que fará em seus projetos e atividades. Dependendo da sua área de atuação, o compartilhamento de ativos pode acabar se mostrando como uma opção mais saudável e assertiva do ponto de vista financeiro.

A locação de equipamentos vem se mostrando uma solução vantajosa nos mais variados segmentos, como construção civil, infraestrutura e agricultura. Com uma comparação de diversos cenários e o cálculo do LCC, você poderá validar a alternativa que trará o melhor resultado de caixa, sobretudo em médio e longo prazos.

Como você pôde ver, o LCC é mais uma importante ferramenta para quem quer investir de maneira mais inteligente e encontrar as melhores estratégias disponíveis no momento, garantindo maior precisão e sucesso nos desafios do mercado de hoje.

Gostou de aprender o que é LCC e como esse conhecimento pode ser vantajoso para que você tenha mais embasamento nos investimentos que fará para os seus projetos? Quer contar com uma empresa de credibilidade para a locação de equipamentos? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Fonte: ARMAC

0 comentário em “O que é LCC? Saiba como e por que calcular!

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: