Veículos & Mobilidade

Mesmo em crise, produção brasileira de veículos evolui e cresce em abril

No último mês, o Brasil produziu, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 185,4 mil veículos, o melhor número para um mês até o momento no ano, mesmo com dois feriados prolongados e dias úteis a menos, sem falar em toda a crise de componentes, em especial os semicondutores.

Abril foi 0,4% melhor que março, quando foram produzidas 184,8 mil unidades, e isso com três dias úteis a menos, sem contar os prolongamentos dos feriados. Na comparação com o mesmo período de 2021, houve uma redução de 2,9% (190,9 mil), quando a crise dos semicondutores ainda não havia começado.

No acumulado, a redução ainda é grande, de 13,6%. No primeiro quadrimestre do ano, 681,6 mil unidades saíram das linhas de produção brasileiras, contra 788,7 mil do mesmo período de 2021.

Já entre os caminhões, os números não foram bons em abril. Com 9,5 mil unidades produzidas, o mês foi 29,9% inferior a março (13,5 mil) e 27,6% em relação ao mesmo mês de 2021 (13,1 mil). O acumulado apresenta queda de 5% (43,9 mil contra 46,2 mil).

“Poderíamos ter resultados de vendas ainda melhores se não fosse a persistente limitação de oferta provocada pela crise dos semicondutores. Apesar da inflação e da alta dos juros, ainda identificamos uma demanda reprimida de clientes particulares e sobretudo de locadoras, e os bons números de venda deste início de maio são indicadores dessa tendência. Esperamos que a situação da oferta comece a melhorar em meados do ano”, afirma Márcio de Lima Leite, recém empossado como presidente da Anfavea.

Fonte: Diário do Poder 

0 comentário em “Mesmo em crise, produção brasileira de veículos evolui e cresce em abril

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: