Mercado de Locação

IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DA EMPILHADEIRA

IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DA EMPILHADEIRA

A manutenção preventiva da empilhadeira, assim como em qualquer outro equipamento, é fundamental para a sua durabilidade e, principalmente, para que o seu funcionamento seja eficiente durante a realização de suas funções.

Por mais que esse tipo de cuidado seja considerado básico e absolutamente indispensável em qualquer cadeia produtiva, não é incomum se deparar com uma empilhadeira operando em condições inadequadas nos mais diversos cenários, fato que pode trazer riscos estratégicos para toda uma operação.

A seguir, saiba mais sobre a importância da manutenção preventiva da empilhadeira e descubra quando agendar a sua.

Quando realizar a manutenção preventiva da empilhadeira?

Quando abordamos as manutenções preventivas, o primeiro fator a ser considerado são as condições e o tempo de uso do equipamento em questão.

Caso a sua empresa disponha de uma empilhadeira novinha em folha, basta incialmente seguir as indicações e todos os períodos de revisões indicados pelo fabricante, que detectará internamente a necessidade de eventuais reparos.

Em situações em que a sua máquina nova foi submetida a condições mais rigorosas que o normal, a manutenção preventiva da empilhadeira pode ser adiantada.

No caso de equipamentos velhos ou usados, a recomendação é que um check-up seja feito a cada quinhentas horas de uso, mas é importante ressaltar novamente que isso varia de acordo com a marca, o modelo, as condições e o tempo de uso da sua empilhadeira.

Quais são os principais itens avaliados na manutenção?

Equipamentos mais modernos e que têm a assistência de seus fabricantes atualmente já contam com rotinas bem definidas de manutenções e diagnósticos inteligentes de problemas, feitos muitas vezes de maneira digital.

Quem não dispõe desses benefícios, seja por conta de uma aquisição seminova ou pelos longos períodos de uso de sua máquina, ainda pode contar com a avaliação de seus mecânicos de confiança, que também trarão um diagnóstico inicial sobre a empilhadeira e realizarão os ajustes necessários para que o seu funcionamento continue perfeito.

Apesar de a forma com que a manutenção preventiva da empilhadeira possa variar muito conforme o perfil de cada caso, existem componentes que não podem ser ignorados em absolutamente nenhum check-up:

  • Filtro do óleo motor, que evita a chegada de impurezas até as peças internas;
  • Água do radiador, para que ela refrigere o motor adequadamente;
  • Filtro do combustível, que impede a chegada de impurezas na bomba injetora e, consequentemente, nos bicos;
  • Filtro do óleo da transmissão, que evita que partículas de metal e outras impurezas prejudiquem o funcionamento da transmissão.

No caso das empilhadeiras à combustão, a atenção especial vai para os filtros e a troca de óleo, que são fundamentais para que a máquina funcione de forma adequada, não consuma mais combustível que o necessário e tenha a durabilidade de suas peças garantida.

Nos modelos elétricos, a lubrificação também é central, junto com a limpeza dos componentes elétricos, que precisam se manter preservados para que a empilhadeira não apresente nenhum risco de parar e comprometer os processos em que está inserida.

Que benefícios esse cuidado traz para a minha empilhadeira?

Além dos benefícios óbvios que envolvem uma manutenção preventiva da empilhadeira, como o já mencionado aumento da vida útil do equipamento, existe uma série de vantagens fundamentais para as empresas que investem nesse tipo de cuidado.

O primeiro ponto a ser ressaltado são os graves problemas logísticos que podem ser evitados por meio das revisões. É preciso lembrar-se que quando uma empilhadeira eventualmente tem problemas e para de funcionar, todas a produtividade é comprometida até o seu reparo.

Ao estabelecer uma rotina para a manutenção preventiva da empilhadeira em questão, os riscos desse tipo de problema ocorrer tornam-se ínfimos e os problemas técnicos deixam de fazer parte das preocupações cotidianas dos responsáveis pela logística.

Outro benefício está atrelado diretamente à economia que o equipamento revisado trará, uma vez que cuidados como a checagem das velas, a troca dos filtros, o realinhamento e o balanceamento da empilhadeira contribuem diretamente para a diminuição do consumo de combustível ou energia.

Por fim, garantir o funcionamento adequado de um maquinário pesado como esse eleva também a segurança de uma empresa, não apenas para a realização adequada de suas funções, mas principalmente em relação aos indivíduos que nela trabalham.

Quer saber ainda mais sobre temas como esse?

Você gostou de conhecer a importância que os check-ups tem para a sua empilhadeira e para os outros equipamentos da sua empresa? Quer saber ainda mais sobre o assunto e receber as melhores dicas para transformar os seus processos logísticos?

Então não perca as próximas matérias do blog da Movix e fique por dentro de tudo sobre a manutenção preventiva da empilhadeira e muitos outros assuntos.

Fonte: Movix

0 comentário em “IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DA EMPILHADEIRA

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: