Máquinas & Equipamentos Mercado de Locação

Entrevista com Alexandre Forjaz, presidente da Alec, na Revista Construção Latino-Americana

ALEC é a Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis que foi fundada em 1992 com o objetivo de profissionalizar o mercado de locação no Brasil. O presidente da ALEC – Associação Brasileira de Locadores de Equipamentos e Bens Móveis, o empresário Alexandre Forjaz conversa com a CLA sobre indicadores e a sinuosidade do setor.

As construtoras demandam aluguel de equipamentos e contratação de serviços sempre exigindo melhores preços e condições de pagamento para serem mais competitivas e contam com a Alec nesse processo. Associação se dedica à capacitação dos profissionais do setor e no fortalecimento do segmento rental na economia do país.

Como anda o segmento de locação passados esses 2 anos de Covid e de turbulência e insegurança? Houve mudança de cenário agora que a vacinação finalmente evoluiu?Alexandre Forjaz, presidente da Alec. (Foto: Alec)

A construção civil registrou em 2021 seu maior crescimento nos 10 últimos anos, mesmo com o aumento dos custos dos materiais de construção como aço, cimento, PVC entre outros. O mercado de locação de equipamentos apresentou excelentes resultados no ano passado e as expectativas para esse ano são promissoras.

Falando em competitividade e rentabilidade, como as locadoras podem e devem encarar essas mudanças?

As locadoras precisam investir em tecnologia e não me refiro a equipamentos, porque a compra de máquinas de última geração já faz parte do dia a dia das empresas. É fundamental que elas invistam em sistemas de gestão que controlem estoques de peças, de máquinas, manutenção preventiva, CRM, marketing, assinatura digital e e-commerce. A locadora que não aderir ao mundo digital está com os dias contados.

O Brasil está com recordes de lançamentos imobiliários e sabemos que mercado é que determina os preços dos imóveis. Será possível abastecer o setor frente à esta demanda?

O mercado vem aquecido desde o ano passado e os locadores estão se organizando para atender à demanda desde então. Os fabricantes, por sua vez, também vêm se preparando para abastecer o setor. É uma questão de estratégia aproveitar o momento para não perder o cliente e reforçar as vantagens da locação.

A ALEC está completando 30 anos. Haverá algum evento comemorativo?

Sim. Para comemorar os 30 anos da ALEC vamos realizar durante todo o ano de 2022 quinze edições do ALUGAR REGIONAL. São encontros entre locadores em várias regiões do país em Cuiabá, Belém, Palmas, Rio Branco, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Campinas, Araras, Piracicaba, São José do Rio Preto, São Sebastião, Taubaté, ABC e São Paulo.

Os locadores são carentes de informações e esses encontros são uma oportunidade de network, troca de ideias e estratégias entre eles, lembrando que todos enfrentam os mesmos desafios.

Um dos temas discutidos nos eventos que realizamos em 2021 foi o cálculo do valor de locação com a apresentação de uma planilha interativa. Os locadores puderam perceber o quanto estavam perdendo, às vezes, ganhando com os preços praticados.

Precificar a locação não é uma tarefa fácil. A única coisa que sabemos é que não adianta ver quanto o concorrente está praticando e fazer o mesmo.

A planilha foi tão útil que a ALEC decidiu desenvolver um APP para facilitar a vida dos locadores também em comemoração aos 30 anos. O aplicativo foi criado com o patrocínio da Vibromak, associada à ALEC e está disponível aos nossos associados na área restrita do Portal e também na PlayStore para Android e na Apple Store para Iphone.

Leia o restante da entrevista na revista Construção Latino-Americana, clique aqui.

 

0 comentário em “Entrevista com Alexandre Forjaz, presidente da Alec, na Revista Construção Latino-Americana

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: