Mercado de Locação

Aluguel de veículos expande horizontes com a união da Solution4Fleet ao Santander

Se tem uma tendência que ganha cada vez mais forças, é a do aluguel e assinatura de veículos. E a recente aquisição da Solution4Fleet (S4F) pelo banco Santander, coloca esse fato em voga.

Carros são uma ferramenta essencial de trabalho, então comprá-los pode até ser visto por alguns profissionais como uma forma de investimento técnico.

Mas com a desvalorização dos modelos e a deterioração geral da frota, é difícil achar a compra uma opção viável nos dias de hoje. (isso sem falar nos custos de IPVA, seguro e manutenção, que costumam perder só para a folha de pagamento, na lista de maiores custos das empresas).

Outro detalhe importante, é que a tendência de locação e aluguel de veículos está em alta. Segundo a ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis), o mercado de terceirização de frotas teve um faturamento de  R$ 17,6 bilhões em 2020, Já o número de pessoas que optam pela assinatura de automóveis atualmente, está na casa dos 80 mil (8% de toda a frota locada no país), e tende a dobrar nos próximos anos com a retomada gradual da economia.

A pandemia aumentou a procura por carros, por uma questão de segurança, afinal, o risco de transmissão do coronavírus é menor em um carro próprio. E esse movimento acontece justamente quando a busca pela mobilidade como um serviço (e não como um ativo na forma de um carro) já começava a se mostrar como uma demanda de mercado.

Ainda no segundo semestre de 2021, o Santander comprou 80% da Solution 4 Fleet, em um posicionamento estratégico de mercado. O banco, que já é líder em financiamentos em veículos no Brasil, procura se estabelecer nessa vertente de leasing que se consolida cada vez mais entre os frotistas.

Um player novo no mercado? Não exatamente!

A aposta é que o mercado de mobilidade vai crescer e se diversificar cada vez mais. Seja nos modais last mile, ou com os aluguéis a longo prazo, as demandas de locomoção dentro das cidades estão tomando proporções maiores, e ganhando novas tecnologias como aliadas.

É aí que entra em cena a junção dessas duas empresas. Segundo André Novaes, diretor de financiamentos do Santander, a intenção é unir forças, e não apenas uma mera aquisição. Observando os movimentos do mercado de mobilidade, o banco notou na Solution4Fleet uma oportunidade de se adequar ainda mais às demandas de transporte que estão surgindo.

Em um primeiro momento, o objetivo é investir em tecnologia, para agregar mais valor aos serviços para locadoras, e diversificar ainda mais o hub de serviços.

A integração das duas empresas também visa uma maior distribuição das soluções de locação e aluguel de veículos, através da capilaridade que o banco pode oferecer com seus diversos canais e relacionamentos.

A Solution4Fleet oferece à locadoras um verdadeiro ecossistema de serviços e tecnologias, que vão da consultoria e revisão do modelo de negócios, até a desmobilização de veículos. E essa nova “rodada” de investimentos também inclui o desenvolvimento de novos sistemas e integrações, para otimizar ainda mais esses serviços.

Com os aluguéis em alta, a oferta de crédito será ainda mais relevante para as empresas que procuram soluções de mobilidade, e é muito conveniente que o Santander possa oferecer isso. A garantia de contratos de assinatura, é um exemplo, já que agora, (ao contrário dos contratos de locação) os períodos das assinaturas passam a focar no longo prazo.

Nesse caso em específico, é importante lembrar que para a locadora, as condições de locação de carros são diferentes entre pessoas físicas e empresas. Ter o banco como garantidor desse pagamento, gera segurança a mais para o negócio.

A ideia, portanto, não é a de tornar o Santander um novo player, mas sim otimizar oportunidades e gerar melhores condições para quem procura soluções em aluguéis de veículos.

Novaes, ainda ressalta que o mercado das locadoras e de mobilidade em geral, ainda está muito longe de sua maturidade, e explorar as possibilidades que isso traz é uma forma de acompanhar de perto as inovações pelas quais as cidades vão passar nos próximos anos.

Ficamos animados com essa parceria e esperamos que essa união crie oportunidades e condições favoráveis para os profissionais frotistas.

Fonte: Parar

0 comentário em “Aluguel de veículos expande horizontes com a união da Solution4Fleet ao Santander

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: