Acontece Mercado de Locação

Vendas de máquinas agrícolas impulsionam inovação

As vendas de máquinas e implementos agrícolas devem crescer 30% em 2021, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). No ano passado, quando o setor atingiu R$42 bilhões em faturamento, esse crescimento foi de 17%. Diante da perspectiva de bom desempenho, fabricantes devem ampliar suas produções e lançar versões inovadoras de tratores e colheitadeiras.

“Apesar da crise, o setor de agronegócio só cresce no Brasil, e o de máquinas agrícolas está seguindo pelo mesmo caminho. A aposta dos fabricantes nesse cenário é investir em produtos mais sofisticados, que já saiam da fábrica com tecnologias para agricultura de precisão e opções de conectividade para monitoramento constante”, aponta Bernardo de Castro, presidente da divisão de Agricultura da Hexagon — empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o campo.

Os fornecedores de tecnologia aproveitam a oportunidade para aprimorar os recursos oferecidos. Dentro da opção de monitoramento, por exemplo, já existem soluções que disponibilizam dados dos locais de produção em tempo real, permitindo o gerenciamento centralizado de todas as operações agrícolas. Por meio de relatórios, gráficos e painéis detalhados, gestores podem tomar decisões ágeis e direcionar os processos de controle para os operadores das máquinas remotamente.

Da mesma forma, também é possível fazer intervenções remotas para a resolução de problemas de maneira rápida e econômica. “Essa é uma grande vantagem para os fabricantes de máquinas, pois permite que eles possam ter uma relação mais direta com seus clientes e assegurar suporte e assistência técnica eficientes”, reforça Bernardo. A partir da conexão com a internet, a equipe técnica do fabricante pode visualizar a tela do display e fazer um controle remoto do maquinário. Aliás, os displays — ou computadores de bordo —, possibilitam que os equipamentos agrícolas saiam de fábrica prontos para atuar com agricultura de precisão, ou seja, com softwares, sensores e atuadores para monitorar e automatizar as operações no campo.

Automação de Máquinas

Para levar mais eficiência à agricultura, as tecnologias garantem a combinação de eletrônica, medição, posicionamento e automação para máquinas. São diversas opções de recursos disponíveis, que podem ser adequados às necessidades dos fabricantes e de seus clientes, os gestores e produtores rurais.

“Dois exemplos comuns são o controle de pulverização e o de fertilização, que regulam e automatizam de forma inteligente a aplicação de defensivos e de fertilizantes, respectivamente. A ideia é evitar o excesso de falhas e o desperdício desses insumos, gerando mais produtividade e lucro na produção”, explica o presidente da divisão de Agricultura da Hexagon.

O piloto automático é outra tecnologia cada vez mais presente nas máquinas agrícolas que saem das fábricas, considerando que permite uma navegação automatizada e precisa. “Essa ferramenta é um dos primeiros passos para a chegada dos veículos autônomos, que devem fazer parte do campo em um futuro próximo. Na Hexagon, nós também já fornecemos aos fabricantes soluções customizadas que fazem a integração de equipamentos em interfaces únicas, com a implementação de APIs próprias e algoritmos complexos que ajudam nessa automação”, comenta Bernardo.

informações assessoria.

Fonte: Agro Link

0 comentário em “Vendas de máquinas agrícolas impulsionam inovação

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: