Mercado de Locação

Vantagens econômicas do aluguel de equipamentos de TI

O mercado de tecnologia acelerou exponencialmente com a pandemia e as medidas de restrição.

Entre os serviços que dispararam pela alta demanda, está o de locação de equipamentos de TI como notebooks, desktops, smartphones e tablets.

O aluguel já era uma tendência no mercado brasileiro pelos benefícios econômicos, mas o home office escancarou as vantagens do negócio, que passou a ser essencial para empresas de todos os portes.

Segundo Marcelo Cabral, diretor de Growth & Performance da Agasus, referência nacional em locação de hardware para TI e que atua há mais de 20 anos no país, apesar do crescimento acelerado pela pandemia, 80% das empresas brasileiras ainda não conhecem os benefícios do aluguel de equipamentos.

“O modelo de economia por assinatura já é dominante em vários setores, como em plataformas de streamings, por representar um investimento inteligente e vantajoso. No aluguel de hardwares é igual, os clientes possuem qualidade no parque tecnológico e o crescimento pode ser catalisado”, explica.

O diretor da Agasus aponta cinco tópicos que reforçam a economia das empresas que optam pela locação:

Parque tecnológico montado e caixa cheio

Com a alta constante do dólar e do frete marítimo, um notebook novo, por exemplo, ficou mais caro.

Hoje, a média de preço do equipamento novo é de R$5 mil.

Com a locação, a empresa pode montar um parque tecnológico inteiro e não terá o rombo imediato no caixa como na aquisição, ou seja, terá os aparelhos e o caixa cheio para investir em desenvolvimento do core business ou em alguma oportunidade do mercado.

Dedução do IR

A locação traz uma vantagem tributária também, afinal abre a possibilidade para abatimento de 100% das despesas no Imposto de Renda Pessoa Jurídica, que é declarado a cada trimestre ou anualmente.

A dedução pode ser feita no Lucro Real, possibilitando crédito de 1,65% para PIS e de 7,6% para Cofins, além de dedução no IRPJ e CSLL, em 15% e 9% respectivamente.

Economia de energia

Constantemente, independente de Estado, a energia elétrica está ficando mais cara por diversas razões.

Nesse caso, a locação de equipamentos de TI traz o benefício da economia de energia pela condição do aparelho.

Quando a empresa compra um hardware, ele é econômico, mas com o tempo perde essa capacidade como qualquer máquina.

Com isso, a bateria piora, o tempo de carregamento aumenta, o funcionamento do aparelho fica mais lento, entre outras dificuldades, e consome mais energia.

Com a locação, os equipamentos são novos, podem ser trocados com frequência e passam por manutenção constante, mantendo o bom desempenho e uso eficiente do aparelho.

Manutenção e produtividade

Uma das principais vantagens do aluguel de equipamentos é a manutenção, que fica a cargo da empresa de locação.

Com isso, se um aparelho apresenta qualquer problema operacional, a locadora se responsabiliza pela manutenção, sem cobrança adicional.

Essa possiblidade aumenta a produtividade, pois a empresa não precisa enviá-lo para serviços de manutenção que demoram dias para consertar e, em caso de troca de equipamento, a companhia de locação pode resolver em poucos dias ou até horas, fazendo com que o responsável pelo uso do hardware não fique parado e atrapalhe a produtividade.

Aproveitamento do setor de TI

Como a manutenção e configuração dos equipamentos alugados são de responsabilidade da empresa de locação, o setor de TI da companhia que alugou os aparelhos fica livre para trabalhar com o desenvolvimento do core business e outras demandas da companhia, visando melhorias.

Não há a necessidade de parar outros trabalhos para fazer manutenções e configurações de máquinas, ou seja, permite um aproveitamento melhor do setor tecnológico.

Sobre a Agasus

Desde 2000, a Agasus atua no mercado de locação de equipamentos, outsourcing e soluções em TI. Compartilha hardware e inteligência para desenvolver soluções customizadas para cada cliente, de acordo com a necessidade, independentemente da área de atuação. A Agasus possui recursos e infraestrutura suficiente para fornecer desde os equipamentos até o atendimento ao usuário final através do Service Desk. Proporciona consultoria adequada ao projeto do início ao fim, com disponibilidade de infraestrutura baseado em ITSM, ITIL, Cobit, entre outras. Suporta um parque superior a 70.000 ativos próprios e dos clientes, instalados em 186 cidades, em 12 estados do Brasil.

0 comentário em “Vantagens econômicas do aluguel de equipamentos de TI

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: