Dúvida recorrente quando o assunto são carros elétricos, muita gente sempre se pergunta quanto tempo dura a bateria desses veículos. Mas, antes de a gente entrar de cabeça no assunto, primeiro devemos nos fazer uma outra pergunta: a intenção é descobrir quanto tempo dura cada carga — ou seja, quanto você pode rodar — ou em quanto tempo vou ter que desembolsar uma grana para trocar a bateria do carro?
Para não deixar nenhum dos questionamentos sem resposta, vamos “começar do começo”. O cálculo inicial sobre quanto tempo dura uma carga de bateria de um carro elétrico será feito em cima de três dos carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2021: o Volvo XC40 Recharge, o Chevrolet Bolt e o campeão em emplacamentos, Nissan Leaf.
A conta para chegar ao número final, ou seja, quantos kWh são gastos a cada quilômetro rodado, você já aprendeu a fazer conosco aqui no Canaltech, lembra? Basta utilizar a boa e velha regrinha de três: capacidade da bateria/x = autonomia do carro/100 (valor padrão usado pelas montadoras).
1. Volvo XC40 Recharge
Vamos descobrir agora quanto dura a bateria de um carro elétrico que fez bastante sucesso no Brasil em 2021: o Volvo XC40 Recharge. O modelo, que desde 2021 só é disponibilizado em sua versão 100% elétrica por aqui, emplacou 375 unidades entre janeiro e dezembro e reúne luxo, conforto e desempenho em um só veículo.
/i557908.jpeg?w=950&ssl=1)
A bateria do XC40 é de 78 kWh e, segundo a marca, é capaz de dar ao SUV 418 quilômetros de autonomia. Jogando esses números na nossa regrinha de três, podemos afirmar que o Volvo XC40 Pure Electric consome 18,6 kWh a cada 100 quilômetros, ou 1,86 kWh por quilômetro.
2. Chevrolet Bolt
De acordo com a General Motors, o Chevrolet Bolt tem uma bateria de 66 kWh e autonomia de 416 km. Dessa forma, o consumo médio do Bolt por quilômetro rodado, usando a mesma fórmula, seria de 1,58 kwh.
Note que o consumo do Bolt é menor do que o do XC40, embora a autonomia indicada pelas montadoras seja semelhante. Isso ocorre por conta de vários fatores, que vão desde a capacidade da bateria até a potência do motor, que é bem diferente.
3. Nissan Leaf
Fechando o trio que utilizaremos como exemplo está o Nissan Leaf. O modelo japonês tem bateria de 40 kWh autonomia divulgada de 270 quilômetros em seu ciclo WLTP, padronizado pela União Europeia e adotado na maior parte dos países do mundo como referência, inclusive no Brasil.
/i560754.jpeg?w=950&ssl=1)
Jogando os números do campeão de vendas do segmento de carros elétricos no Brasil na fórmula, chegamos ao resultado de 14,81 kWh a cada 100 quilômetros rodados, ou 1,48 kWh por quilômetro, o menor entre os três carros do comparativo.
Quando é hora de trocar a bateria?
Agora que respondemos à primeira pergunta, chegou a hora da segunda, que vale para todos os carros elétricos.
Afinal de contas, quanto tempo, em anos, dura a bateria dos carros elétricos? Como sabemos, a bateria é a parte mais cara de um veículo deste tipo e, por conta disso, uma troca constante do acessório, como às vezes ocorre em carros a combustão, tornaria o mercado inviável.
/i561831.jpeg?w=950&ssl=1)
A garantia “padrão” das marcas de carros elétricos diz que a bateria é projetada para durar 8 anos e rodar algo entre 160 mil e 240 mil quilômetros, mas com ressalvas. Um estudo recente apontou que, em média, a autonomia de um veículo elétrico cai, em média, 2,3% por ano de uso.
Isso significa que um carro com autonomia de 300 quilômetros, como o E-JS1, da JAC Motors, terá perdido 18,4% de sua capacidade ao final dos oito anos de vida útil, passando a rodar cerca de 245 quilômetros por carga.
As novas tecnologias, no entanto, podem alterar o cenário atual e fazer com que este tempo considerado padrão se estenda. A Lexus, que faz parte do grupo Toyota, por exemplo, anunciou que o UX 300e será vendido com 10 anos de garantia para a bateria, que poderá aguentar até 1 milhão de quilômetros.
Já JB Straubel, que fundou a Tesla ao lado de Elon Musk, garante que a vida útil da bateria pode chegar a até 15 anos. Essa sim é uma boa notícia, não é mesmo?
Fonte: Canal Tech
Você precisa fazer log in para comentar.