Mercado de Locação

O que esperar do mercado da Locação de Equipamentos?

O que podemos esperar no mercado de locação de equipamentos para os próximos meses e anos?

Essa pergunta é o que mais ouço nesse momento e no meu ponto de vista é bem pertinente, pois para todo o cenário que está desenhado e os sinais que estamos demonstrando, tudo leva para um momento muito bom para todos nós.

Recentemente tivemos algumas medidas dos Governos Temer e agora com o Governo Bolsonaro que ajudaram na aceleração da economia, além da variação do dólar fazer que o investimento estrangeiro seja atrativo para projetos de infraestrutura no Brasil. Para que possamos ter uma pequena ideia de grandeza, com a assinatura do Macro do Saneamento Básico no governo Temer, abriu a possibilidade de investimento de 753 bilhões até 2033 para que possamos adequar as redes de distribuição de água e tratamentos de esgoto no Brasil. As concessões e privatizações que estão recentemente acontecendo por todo o Brasil já vem acelerando esse setor e fazendo a demanda por equipamentos aumentar expressivamente.

Como falo acima, entre privatizações e concessões o atual governo vem abrindo muitas oportunidades de desenvolvimento em infraestrutura geral no Brasil como portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias entre outras como redes de distribuição de energia e etc…, o fato é que temos e teremos muita demanda para pouca oferta disponível, isso porque só estou falando da parte mais forte desse mercado que é a infraestrutura, pois se falarmos do mercado de habitação e reformas em geral, esse setor está em alta por todos estarem mais em casa em Home office isso aumenta ainda mais a demanda por máquinas e equipamentos para locação.

Essa alta demanda já está refletindo nas locadoras de equipamentos de forma positiva, pois mesmo em meio da uma pandemia, o setor está batendo recordes de vendas e faturamentos em todas as linhas do segmento, mas em contra ponto, os custos de aquisição estão bem mais altos, pois esse aumento de demanda veio em um momento do dólar em seu recorde de cotação, falta de insumos e matéria-prima além também dos altos custos e lead-time de logística para novos equipamentos.

Como em todo cenário do mercado, existem as oportunidades e isso é o que faz nosso mercado de locação ser tão dinâmico. Hoje vemos que as empresas que possuem uma bom planejamento de compra, gestão de custo e preços e um profissionalismo estão surfando na crista da onda e se preparando para o futuro, essas empresas já estão programando as aquisições, fechando custos e abastecendo suas unidades com novos equipamentos e novas tecnologias, pois já enxergam que as oportunidades estão aí e somente quem tiver máquina no pátio, atendimento de qualidade e programação vai conseguir rentabilizar e crescer acima do mercado, aproveitando para recuperar todos os anos que tivemos de quebra e estagnação do mercado de locação de equipamentos, esse que por sinal fez reduzir a oferta de equipamentos por falta de investimento e sucateamento da frota, mas um ponto para a falta de oferta que temos hoje.

Na minha opinião, agora é a hora de planejar, investir, arriscar e colocar a roda para girar na maior velocidade possível, pois o momento é bom, os valores e rentabilidade da locação estão em plena recuperação e não teremos mais guerra de preço, pois a demanda é maior que a oferta, então quem fizer loucura, está findado a não sobreviver. Hoje mais do que nunca, uma boa locadora de equipamentos precisa ter uma boa gestão e conhecimento dos seus custos e despesas, pois quanto mais profissional ela é, melhor será no mercado e mais perene se tornará.

Espero que tenha ajudado um pouco vocês com o meu ponto de vista e o que enxergo para os próximos meses e ano do mercado.

Michel Remboulis

Fonte: Linkedin

leia mais: Resultados do PIB Brasil e da construção no 1º trimestre surpreendem

0 comentário em “O que esperar do mercado da Locação de Equipamentos?

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: