Mercado de Locação

O que é mobilidade tecnológica do canteiro de obras?

A mobilidade do canteiro de obras diz respeito ao tráfego e à acessibilidade de informações responsáveis pelo sucesso da gestão desses empreendimentos. O futuro da construção civil depende das escolhas dos profissionais que precisam usar os meios virtuais. A tecnologia aprimora o gerenciamento da obra e a adoção de um sistema traz vantagens.

As ferramentas conferem flexibilidade, ajudam a controlar os custos e melhoram a produtividade. Elas têm funcionalidades que otimizam os processos produtivos das edificações.

Neste artigo, vamos falar sobre os aspectos da mobilidade no canteiro de obras e a aquisição de máquinas que auxiliam os colaboradores. Continue lendo!

Quais os principais aspectos da mobilidade do canteiro de obras

A mobilidade tecnológica envolve o uso de sistemas informatizados, armazenamento em nuvem, envio de fotos e dados para pessoas interessadas em acompanhar o projeto em tempo real e muito mais. Os avanços tecnológicos ajudam a fazer o planejamento da infraestrutura e das instalações da construção apesar dos desafios e demandas dessa indústria.

Elaboração de projetos

Existem softwares e aplicações que possibilitam a elaboração de planejamentos abrangentes para que os projetos de engenharia civil sejam bem-sucedidos. As tecnologias são essenciais no início dos trabalhos e durante todo o ciclo de vida de um projeto. Além disso, elas otimizam a comunicação do escritório com o canteiro de obras.

Acompanhamento de contratações

Um bom sistema de gestão é importante para gerenciar os contratos dos projetos de construção ou engenharia de forma eficaz e automatizada. O gerenciamento adequado aumenta a lucratividade em longo prazo, cria relacionamentos comerciais poderosos e ajuda a solucionar problemas relevantes. A contratação de profissionais capacitados não garante o tratamento apropriado das informações do negócio.

Os colaboradores necessitam de novas tecnologias para gerar relatórios relevantes e atender aos requisitos de conformidade. Por outro lado, uma estratégia de gestão de contratos avalia o desempenho do projeto, garante que as políticas e medidas legais estão sendo atendidas, evita o vazamento de dados, permite o monitoramento da correspondência e ajuda a monitorar e pagar os contratados.

Realização de pedidos de compras

As tecnologias agilizam os pedidos de compras que podem ser feitos por meio do sistema informatizado. Todas as informações ficam registradas no ambiente virtual como custos e isso facilita a confirmação de recebimento da quantidade certa de materiais adquiridos. Com uma solução tecnológica, é possível consultar pedidos, ordens de compras, relatórios de despesas, contas a pagar e muito mais.

Monitoramento de entregas

Os gestores conseguem monitorar as entregas ao utilizarem um sistema de gerenciamento adequado. Há opções que automatizam processos e conferem mais inteligência às operações na construção civil. Elas permitem criar inventários de equipamentos e identificar itens, além de fornecerem informações instantâneas para técnicos e equipes. Enfim, aumentam a integração entre os setores e a eficiência dos profissionais.

Confira a importância de um canteiro de obras organizado

O canteiro de obras bem organizado melhora a produtividade do trabalho, aumenta a segurança e reduz os desperdícios. A organização torna os serviços mais eficientes, diminui os gastos e mantém os investimentos conforme o cronograma do gestor. Veja a seguir as vantagens da mobilidade e do uso de tecnologias inovadoras na construção civil.

Controle de produtividade

Com o uso de dispositivos móveis e de softwares, os colaboradores do canteiro de obras conseguem controlar a produtividade em todas as frentes de modo remoto e simultâneo. Os sistemas de gestão permitem o monitoramento constante de todos os insumos e o gerenciamento a distância de todas as áreas dos canteiros.

A solução tecnológica é essencial para acompanhar e registrar os retrabalhos para que os gestores descubram como é possível eliminar os desperdícios. As soluções de tecnologias móveis estão ganhando espaço no mercado e os investimentos na implementação de mobilidade nas obras estão crescendo a cada dia em virtude do retorno que pode ser obtido.

Maior flexibilidade

A mobilidade traz flexibilidade para o trabalho dos profissionais nas obras, já que possibilita o gerenciamento de processos a partir de qualquer lugar e em todos os momentos. A comunicação não depende mais de presença física e fica mais flexível porque requer somente o uso de dispositivos móveis conectados à internet.

As soluções tecnológicas auxiliam na tomada de decisões mais assertivas e ágeis tendo em vista que as informações são acessadas em tempo real. As escolhas são instantâneas e os processos construtivos fluem melhor sem a ocorrência de retrabalhos ou atrasos.

Planejamento de estoque

Nas obras maiores, os colaboradores precisam controlar os níveis de estoque dos materiais para evitar ociosidade ou paradas repentinas. Os dispositivos móveis permitem averiguar o estado desse setor sempre que o profissional autorizado desejar conferir a chegada ou a retirada dos insumos. Isso agiliza os processos de compras e o giro de material entre canteiros, além de otimizar a produtividade.

Gerenciamento completo

A mobilidade possibilita aos gestores manter a comunicação com os times e saber tudo o que está acontecendo em tempo real no canteiro de obras. A gestão da obra não fica mais limitada a determinados processos e abrange todos os setores da construção. As informações são sincronizadas e registradas com segurança e armazenadas na nuvem.

Sustentabilidade

Os sistemas de mobilidade em canteiros de obras impedem a ocorrência de desperdícios, eliminam o uso de papéis e economizam energia. Além disso, eles otimizam os processos produtivos, conferem sustentabilidade às obras, diminuem os impactos ao ambiente e tornam as edificações mais ecoeficientes. Os tablets e os smartphones ajudam os gestores a controlarem praticamente tudo na construção civil.

Conheça as expectativas da mobilidade tecnológica do canteiro de obras no futuro

A utilização da mobilidade tecnológica se difundiu no nosso país e a previsão é de que o seu uso continue crescendo no decorrer do tempo. Os dispositivos móveis oferecem agilidade, praticidade e facilidade aos profissionais de várias áreas, além de recursos eficientes para a evolução dos trabalhos. Portanto, trata-se de uma necessidade e não é apenas mais uma tendência do mercado.

Entendeu os principais aspectos da mobilidade tecnológica no canteiro de obras? Como você pôde ver, a tecnologia traz muitos benefícios para as empresas e os profissionais da área de gestão. Há soluções específicas e planejadas sob medida para a construção civil espalhadas por todo o território nacional.

Fonte: Armac

0 comentário em “O que é mobilidade tecnológica do canteiro de obras?

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: