Locadora Digital

Mercado rental 5.0 sua locadora está preparada?

Há algum tempo atrás……pouco tempo eu diria….

…ainda estávamos falando sobre o mercado 4.0 e isso parecia meio assustador para alguns locadores. Eu por exemplo, tive experiências até engraçadas sobre esse tema (confesso). Quando falava sobre o assunto, parecia que estava narrando o fim do mundo para os meus clientes.

Mas afinal de contas o que é o mercado 4.0? Resumindo; nada mais é do que a revolução digital para as empresas, ou seja, para ser mais direto, a empresa começa a sair do off-line e passa a explorar mais o mercado online. Mas quando digo isso não estou falando apenas da empresa ter um site e páginas nas redes sociais, estamos falando de ir além disso. De entender por exemplo que o mercado ficou mais competitivo, e que os pequenos, hoje com o mesmo poder de divulgação que os grandes, estão sentados na mesma mesa e desfrutando dos mesmos privilégios.

Mas o tempo passou rápido demais e…

…já estamos totalmente imersos no que Philip Kotler (considerado o pai do marketing) diz; “a era da inteligência humana e artificial.” Não podemos culpar a pandemia por isso mas, podemos afirmar que ela ajudou a acelerar bastante esse processo. O mercado 5.0, que chegou com muita força, tem como base a combinação entre tecnologia e o fator humano para atrair, conquistar e ganhar a lealdade dos clientes; além de ensinar os clientes a utilizar pontos de venda não humanizados.

Em seu novo livro, “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade,” Kotler fala sobre um conceito chamado: Ready to Change (Pronto para Mudar), deixando bem claro que as empresas que não estiverem prontas para mudanças, certamente serão extintas. Isso porque o comportamento dos consumidores mudou radicalmente durante a pandemia e segundo especialistas, como o professor e consultor empresarial Annibal Affonso: “A pandemia em algum momento será controlada. Todavia, é importante que os empreendedores tenham em mente que as mudanças provocadas pelo vírus no ambiente e no mercado se manterão, configurando o que alguns chamam de ‘um novo normal.”

E como preparar minha locadora para o mercado 5.0?

Se no mercado 4.0 já era essencial explorar o universo online, no mercado 5.0 é indispensável. Em seu livro Kotler diz que o mercado 5.0 é um mercado de Zero-Conforto, onde as capacidades mais valorizadas de um gestor são:

  • Identificar oportunidade ou/e riscos de disrupção
  • Analisar cenários
  • Planejamento ativo, ou seja, planejar fazendo.

Isso já é muito visível para quem esta online; a velocidade com que as coisas mudam é algo absurdo. Pra que você possa ter uma ideia, tudo que lemos sobre o mercado 4.0 está se tornando obsoleto, e as estratégias de marketing que havíamos feito, pautadas nele, já não causam o mesmo impacto como causava antes. Ou seja, precisamos mudar urgentemente para a próxima fase, que é o mercado 5.0.

Então, resumindo nosso post até pra que ele não fique muito extenso e técnico, o mercado 5.0 exige apenas uma coisa: que sua empresa tenha disponibilidade para mudanças IMEDIATAS! Ou seja, não dá mais pra ficar planejando as coisas, ou você muda todo conceito que havia aprendido, ou você será engolido pelas empresas que estão apostando pesado no mercado digital; simples assim!

fonte: https://acheilocacoes.com.br/dicas-de-marketing/mercado-rental-5-0-sua-locadora-esta-preparada/

0 comentário em “Mercado rental 5.0 sua locadora está preparada?

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: