Mercado de Locação

IPVA 2022: como se livrar desse imposto que pesa a cada ano

Acompanhando a alta no valor venal dos veículos usados (segundo a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, o acréscimo foi de 22,54% em média), o IPVA apresentou o mesmo aumento em 2022, no Estado de São Paulo.

Apesar de muitos terem isenção do imposto, como pessoas com deficiência, taxistas, igrejas, veículos oficiais e outros, aqueles que possuem veículo próprio sabem bem que esta não é a única tarifa que chegou para desafiar o bolso do brasileiro. Além de outros impostos e manutenção, há também o combustível.

Mas, segundo o especialista em soluções para logística e redução de custos, Daniel Schnaider, há alternativas para driblar o excesso de gastos em 2022. Aqueles que prezam pela liberdade de ir e vir, sem ter que depender do transporte público, ainda podem ser donos de um veículo, ainda que seja por um determinado tempo e sem pagar pelos custos de manutenção, seguros, impostos e mais.

Antes de comprar um carro, é necessário também avaliar o aumento no valor de venda, que no último ano foi de 21,99% acima de 2020 e motocicletas com 23,33%. Depois de analisar esses números, é perceptível que opções de mobilidade como a locação de carros e carsharing se tornam alternativas econômicas bastante atrativas.

Além das locações, que segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, Abla, em 2020 foi de 44,6 milhões diárias, existe a opção do carsharing que atualmente é a escolha de 5 milhões de pessoas no mundo e até 2025 o número deve alcançar 35 milhões, de acordo com o estudo feito pela WRI. Ainda, temos outros modelos muito atuais de economia compartilhada que são os aplicativos de carona solidária.

O usuário pode escolher se quer manter o veiculo por um curto, médio ou até mesmo longo período. Basta se cadastrar no aplicativo do serviço com envio de dados pessoais, CNH e fotografia e registro de um cartão de crédito, utilizado para caução e validação. A partir disso, escolhe o modelo e valor que mais se adequam a sua necessidade, selecionando até mesmo veículos próximos, no caso de carsharing.

A mudança de posse para a cultura de utilização não é apenas sobre gastos, mas sobre qualidade também. As locadoras investem alto em renovação de frotas, mecânica, reparos, desempenho do carro, bem como tecnologias que possam garantir segurança ao motorista. Como o uso de IoT para o cálculo preciso de combustível, distância, GPS, pontos de wi-fi e mais.

Os preços variam entre modelos, opcionais e diferenciais, bem como entre as plataformas, no entanto a economia frente aos gastos anuais do veículo próprio é garantida!

Fonte: Terra

0 comentário em “IPVA 2022: como se livrar desse imposto que pesa a cada ano

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: