Mercado de Locação

Escavadeira autônoma opera por 24 horas

Uma escavadeira 100% automatizada foi testada em cenários reais de construção nos EUA, trabalhando continuamente por mais de 24 horas.

O sistema de escavadeira autônoma (AES) foi desenvolvido por pesquisadores da Baidu Research Robotics, ligada ao Auto-Driving Lab (RAL) e à Universidade de Maryland.

Segundo os pesquisadores, a tecnologia permite à máquina o mesmo desempenho de um operador humano experiente, trabalhando sem intervenção por longos períodos.

A AES é capaz de reconhecer o ambiente, planejar ações e controlar os movimentos por meio de algoritmos, reunindo múltiplos sensores, LiDAR e tecnologia de câmera para identificar e atacar o material a ser escavado.

Os desenvolvedores asseguram que a tecnologia testada pode ser utilizada em escavadeiras de todos os portes, com potencial de aumentar a produtividade em uma gama de aplicações, além de mitigar a crescente escassez de mão de obra.

“Enquanto a maioria dos robôs da indústria é comparativamente menor e funciona em ambientes mais previsíveis, as escavadeiras autônomas operam em uma ampla gama de condições ambientais de alto risco”, descreve a equipe em artigo publicado na revista Science Robotics.

“Essas máquinas são capazes de identificar os materiais, evitar obstáculos, lidar com ambientes inóspitos e continuar operando sob condições climáticas difíceis”, completa o texto.

Durante os testes, a AES foi mobilizada em uma operação de disposição de resíduos, com a presença de substâncias tóxicas. O sistema também foi testado em condições de frio extremo, sendo que a máquina conseguiu escavar mais de 67 m3/h de material – comparável à produção de uma escavadeira tripulada com o mesmo peso operacional.

“Nosso objetivo é aperfeiçoar essa plataforma robusta e segura, infundida com nossas poderosas capacidades de inteligência artificial e de conectividade para transformar a indústria da construção”, afirma Haifeng Wang, CTO da Baidu.

Fonte: Revista M&T

0 comentário em “Escavadeira autônoma opera por 24 horas

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: