Acontece

Congresso americano obrigará que as montadoras utilizem uma tecnologia anti-embriaguez em seus veículos

Uma nova lei aprovada recentemente nos Estados Unidos pelo congresso americano exigirá que os novos carros a serem vendidos no país tenham uma tecnologia necessária para detectar motoristas bêbados e impedir que eles continuem dirigindo. A informação foi divulgada através do portal de notícias Associated Press.

No entanto, este projeto de lei não especifica qual tecnologia deve ser usada pelas montadoras em seus veículos para atingir esse propósito, apenas informando que alguma medida deverá ser tomada por elas para cumprir este objetivo.

De acordo com as estimativas da National Highway Traffic Safety Administration, também chamado de NHTSA, o órgão americano responsável por analisar diversas estatísticas de trânsito nos Estados Unidos, dirigir embriagado contribui para um terço de todas os acidentes relatados nos Estados Unidos e é responsável por cerca de 10 mil mortes todos os anos.

Segundo este órgão, o ano de 2021 foi ainda pior, uma vez que registrou mais de 20.160 mortes relatadas por essa razão apenas no primeiro semestre.

Com isso em mente, os legisladores americanos estão buscando uma tecnologia para resolver esse problema. No início deste ano, o órgão NHTSA informou que estava trabalhando em um dispositivo que detectaria a concentração de álcool no sangue de motoristas, através de métodos não invasivos, como sensores de toque e de respiração do indivíduo. Dessa forma, caso apontassem uma alta concentração de álcool no sangue de tais motoristas, seriam utilizados para evitar que dirigissem embriagados.

Embora se esperasse que essa tecnologia fizesse parte dos veículos até 2027, o projeto de lei recente adiantou a data de implementação deste método. Assim, o novo projeto especifica que a nova tecnologia deve monitorar de forma passiva a conduta de um motorista para identificar com precisão se esse motorista pode ser prejudicado pelo nível de álcool em seu sangue.

Atualmente, os motoristas que já foram presos por dirigirem embriagados nos Estados Unidos possuem um sistema de trava em seus veículos, que são capazes de desativar o carro caso a concentração de álcool no sangue destas pessoas estiver muito alta.

Ainda não se sabe qual será o método utilizado para evitar que motoristas não dirijam embriagados, entretanto, tendo em vista que será algo obrigatório, montadoras como a General Motors, a BMW e a Nissan já estão implementando alguns sistemas como parte de sua política de assistência ao motorista.

Os sistemas utilizados por estas montadoras, por exemplos, analisam o comportamento do motorista em busca de sinais como sonolência e emitem um aviso a ele. Se o comportamento do motorista não melhorar, o carro acenderá automaticamente as luzes de emergência, diminuíra a velocidade e então estacionará.

Fonte: Defesa

0 comentário em “Congresso americano obrigará que as montadoras utilizem uma tecnologia anti-embriaguez em seus veículos

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: