Mercado de Locação

Aluguel de tecnologia cresce como alternativa para empresas na crise

Montar uma infraestrutura de tecnologia para uma empresa do zero não é uma tarefa simples, principalmente se a empresa for pequena e não tiver grana suficiente para isso. É por isso que alugar essa rede e equipamentos pode ser vantajoso a curto prazo. Economia de energia, parque tecnológico a custo baixo e aumento de produtividade são algumas das vantagens deste modelo.

A tendência cresceu na pandemia, quando a digitalização de processos se fez mais urgente, mas já estava crescente. A última pesquisa TIC Empresas, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), aponta que 60% das pequenas empresas (com até 49 funcionários) adotaram parcialmente ou totalmente o outsourcing of things, a terceirização da estrutura de Tecnologia da Informação (TI) corporativa. Nas médias (até 249 funcionários), esse índice foi de 63%, e nas grandes (acima de 250), 67%.

O movimento não deve cessar tão cedo. Segundo a consultoria IDC, até o final deste ano cerca de 75% das grandes empresas na América Latina vão dobrar a velocidade da sua mudança para uma infraestrutura de aplicativos centrada em nuvem. E até 2024, 70% dessas empresas vão rever seu relacionamento com fornecedores para melhorar suas estratégias digitais.

Segundo Marcelo Cabral, diretor da empresa de locação de hardware da Agasus, muitas empresas brasileiras ainda não conhecem os benefícios do aluguel de equipamentos. “O modelo de economia por assinatura já é dominante em vários setores, como em plataformas de streamings, por representar um investimento inteligente e vantajoso. No aluguel de hardwares é igual, os clientes possuem qualidade no parque tecnológico e o crescimento pode ser catalisado”, explica.

Veja abaixo cinco vantagens do outsourcing para as empresas que ainda não querem, ou não podem, montar sua própria estrutura de TI (tecnologia da informação) e assim modernizar sua empresa de forma ágil, eficiente e com baixo custo.

Imagem: Divulgação / IBM

5 Vantagens com o aluguel de equipamentos e serviços de TI

1. Parque tecnológico com pouco dinheiro

Comprar um notebook está muito caro por causa do dólar e do frete marítimo altos. além das taxas de importação embutidas. Ao optar por alugar os computadores, a empresa pode contar com um parque tecnológico inteiro sem comprometer o caixa. Este, por sua vez, poderá ser usado para investir no desenvolvimento do negócio ou em alguma oportunidade do mercado.

2. Paga menos imposto

outsourcing of things traz uma vantagem no Leão, já que dá para abater 100% das despesas nesse serviço no Imposto de Renda Pessoa Jurídica. A dedução pode ser feita no Lucro Real, permitindo retorno de 1,65% para Programa de Integração Social (PIS) e de 7,6% para Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), além de dedução no Imposto Sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), em 15% e 9% respectivamente.

3. Economia de energia

energia elétrica ficou mais cara neste ano por causa da queda do nível nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Daí a importância da locação de equipamentos de TI, porque as empresas que prestam esse serviço trocam ou consertam as máquinas com frequência, o que mantém seu bom desempenho e traz uso energético eficiente.

4. Se quebrar, conserto é mais simples

Falando em manutenção, este é outro benefício trazido pela empresa de locação, que se responsabiliza por isso. Isso aumenta a produtividade, já que a empresa cliente não precisa enviar o notebook quebrado para assistências técnicas que demoram dias para consertar. Além disso, uma troca de equipamento pode resolver em poucos dias ou até horas, sem prejudicar muito a produtividade.

5. Um setor de TI mais livre para trabalhar

Caso a empresa cliente já conte com uma equipe de TI, esta não precisará configurar e consertar os aparelhos o tempo todo. Em vez disso, poderá focar-se nas principais demandas do negócio da companhia.

Fonte: Canal Tech

 

 

0 comentário em “Aluguel de tecnologia cresce como alternativa para empresas na crise

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: