Veículos & Mobilidade

Aluguel de patinetes elétricos em Bragança Paulista começa nesta quarta-feira (02)

Um levantamento realizado nesta semana pela reportagem revelou que Bragança Paulista possui 1,2 habitantes por veículo, com 138.439 veículos automotores rodando no município. Destes, 77.963 são automóveis. A média nacional é de 1,9 habitantes por veículos. As informações foram cruzadas por dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e estimativas populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de novembro de 2021 e comprovam a percepção comum: a cidade está abarrotada de veículos.

Não é difícil perceber que o trânsito do município já não é o mesmo de 10 anos atrás, principalmente em horários de pico. A situação pode ser explicada pela expansão imobiliária e consequente aumento populacional, que sofreu salto de 146 mil para 172 mil habitantes estimados em dez anos.

Para aliviar o alto fluxo de veículos e estimular outras formas de mobilidade, a Prefeitura inaugurou em julho de 2020 a primeira parte da ciclofaixa que liga a zona norte à zona sul, como medida para ajudar na micro mobilidade. Atualmente, na faixa que liga as duas áreas da cidade tem sido cada vez mais comum ver as ‘bikes’ ao longo da Avenida dos Imigrantes.

Em consonância com esta tendência, grandes cidades têm experimentado soluções sustentáveis que vem para somar aos modais tradicionais, como o aluguel de veículos elétricos, bicicletas e patinetes por meio de aplicativos.

INTELIGÊNCIA E MOBILIDADE URBANA

Aos poucos, Bragança Paulista vem mostrando que tem capacidade de assumir sua vocação como um município que atua em prol do meio ambiente, turismo e soluções de mobilidade de forma eficiente com objetivo de se tornar uma cidade inteligente (smart city).

A meta é estar na vanguarda da transformação do modelo tradicional de mobilidade para abraçar um modelo de cidade dentro dos conceitos de Sociedade 5.0, “mobility as a service” (mobilidade como serviço), que usa da internet das coisas (IoT), alta conectividade, análise de dados para facilitar a vida dos cidadãos.

Um exemplo disso é a FlipOn, empresa de mobilidade urbana, focada em meios de transportes elétricos que iniciará operação no município nesta quarta-feira, 02, como alternativa aos transportes tradicionais que os bragantinos estão acostumados.

A chegada da empresa em Bragança tem sido feita com muitos meses de preparação e apoiada pelas diretrizes do Plano Diretor, aprovado em 2020, segundo explica o diretor de pesquisa André Beati. “Estamos integrando na prática uma política pública já aprovada pela cidade, trazendo o que existe de mais moderno e sustentável para diversificar os meios de transportes local”, analisa.

A partir das 7h, quem quiser alugar um patinete elétrico basta encontrar os roxinhos estacionados em “zonas roxas”, áreas particulares. A princípio serão três, localizadas no Euroville Mall (Euroville), Posto Europa I (Av. Europa, Jd. Europa) e Posto Europa IV (Av. Alpheu Grimelo, Taboão).

A licenciada FlipOn Bragança Paulista, distribuirá ao longo de toda ciclovia mais pontos de áreas roxas, a fim de facilitar a dinâmica do cotidiano do cidadão bragantino, e ao mesmo tempo divulgar o comércio local (parceiro privado), turismo e lazer. A licenciada da FlipOn atuará em outras cidades da Região Bragantina, como também na comercialização de equipamentos elétricos para mobilidade.

Para o diretor financeiro da -FlipOn Bragança-, Silvio Moretto, o objetivo é que a população se sinta integrada com a nova opção de transporte em curtas distâncias e utilize para ir ao trabalho ou se divertir com a família e amigos durante os momentos de lazer.

O diretor de operações, João Gabriel Abreu explicou que os equipamentos são monitorados em tempo real por GPS. “Teremos todo suporte técnico e de apoio para todos os usuários”, destacou.

COMO FUNCIONARÁ

Para utilizar o app, basta fazer o download pela Apple Store ou Google Play, registrar o telefone, cadastrar um cartão de crédito e/ou colocar crédito na carteira do aplicativo por meio do PIX comece a usar.

O tráfego com o equipamento poderá ser feito dentro de ciclovias e ao seu redor, seguindo a legislação vigente. Os patinetes deverão ser alugados e devolvidos sempre em uma das três áreas roxas.

Não haverá funcionários na operação, tudo funcionará por meio do aplicativo. Os patinetes estarão disponíveis para locação nas zonas roxas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados e domingos, das 7h às 21h.

Fonte: Jornal Bragança

0 comentário em “Aluguel de patinetes elétricos em Bragança Paulista começa nesta quarta-feira (02)

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: