Veículos & Mobilidade

RJ tem aumento de 17% na frota para locação de carros

Avanço percentual no estado foi praticamente o triplo do verificado no Brasil como um todo

No último ano, a frota das locadoras no país cresceu em 6,2%, saindo de 1.617.286 para 1.171.848 automóveis em nome das empresas de locação de veículos. No Rio de Janeiro, porém, percentualmente o crescimento atingiu praticamente o triplo dessa média, batendo nos 17%, conforme a mais recente pesquisa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), divulgada hoje, dia 14 de maio, no Rio.

As estatísticas do setor de aluguel de veículos têm o aval do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)“No nosso estado, em 2024 havia 11.229 automóveis em nome de locadoras e, um ano depois, a frota já avançou para 13.138”, destaca o diretor da ABLA no Rio, Daniel Bittencourt“São 17% de crescimento no número de carros em apenas um ano”.

A pesquisa também identificou que, no Brasil, a maior parte dos automóveis das locadoras é formada por carros pequenos, que são 35,9% do total. “No Rio isso também acontece”, confirma Bittencourt. “Nas locadoras daqui os hatches lideram com 25,7% do total, seguidos pelas SUVs com 15,1%”.

No estado, 25,7% dos 13.138 automóveis das locadoras têm a marca Fiat, seguida pela Volkswagen (19,5%) e pela Chevrolet (16,6%). Além disso, a pesquisa identificou que há 2.491 empresas atuando com locação de veículos no Rio de Janeiro, sendo 1.920 locadoras de automóveis e mais 541 alugando outros meios de transporte (como caminhões, ônibus ou motos). Nacionalmente, a Fiat é a líder de participação na frota do setor de locação, com 26,6% do total de 1.717.848 carros de locadoras no Brasil.

Ainda conforme a pesquisa da ABLA, 60% da frota das locadoras fluminenses está direcionada para atender empresas, órgãos públicos e a modalidade do carro por assinatura, com o turismo e a locação para motoristas de aplicativos respondendo por 40% dos aluguéis.

 

Compras de carros 0 km

No Brasil, o Anuário da ABLA apurou que as empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do último ano, 628.970 automóveis. No Rio de Janeiro, as locadoras adquiriram 3.678 unidades. A Chevrolet ficou com o primeiro lugar entre as montadoras que mais venderam carros para locadoras fluminenses, com 24,3%. Na sequência, aparecem a Volkswagen com 24,1% e a Fiat, também com 24,1% do total de carros vendidos para as locadoras no estado.

Fonte: https://diariodorio.com/rj-tem-aumento-de-17-na-frota-para-locacao-de-carros/#goog_rewarded

0 comentário em “RJ tem aumento de 17% na frota para locação de carros

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre INFO RENTAL - Portal de Notícias do Mundo Rental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading