Vejo com bons olhos o interesse do mercado financeiro em investir no setor de locação.

Após a crise do Lava Jato, os bancos voltaram a ter interesse em financiar equipamentos: de olho na vocação da nossa economia que tem uma forte característica de investimentos em infraestrutura com aderência em duas forças macroeconômicas – a mineração e o agronegócio – que demandam muitos equipamentos nos processos, somado ao setor da construção civil e toda busca pela produtividade através da mecanização, vimos que a partir de 2018 a recuperação no volume de vendas da indústria na linha amarela veio carregada de otimismo, ignorando crises, saindo da casa de 8 mil equipamentos em 2017 pulando para 32 mil maquinas em 2021, os locadores representaram quase 30% dessa demanda, índice que vem crescendo acompanhando uma tendência mundial de usufruir da produtividade por meio da locação,

Eu faço questão de registrar que o crescimento do setor de locação vai muito além de equipamentos que movimentam terra (intitulamos de linha amarela). É possível encontrar de uma furadeira manual até equipamentos pesados para alugar, distribuídos nesse nosso Brasil em empresas segmentadas de pequeno, médio e grande porte configurando também um dos mercados mais pulverizados, com muitas oportunidades.

Falando em oportunidade: o crescimento orgânico das empresas tem aberto espaço para horizontes maiores, atraindo fundos. Olhando a longo prazo, com posicionamento dentro das oportunidades gerando crescimento inorgânico e caminhando para consolidação do setor com resultados que saltam aos olhos dos investidores.

Em um mercado altamente competitivo, tendo a base de tecnologia e qualidade apoiada na indústria, é necessário conhecer bem o mercado: reconhecer essas mudanças, valorizar a organização, ter uma gestão de ativos e equipe eficiente são pontos que já não são prerrogativas somente das grandes empresas. Cada um deve traçar seu plano de navegação onde todos estamos no mesmo oceano, porém em barcos diferentes e em alguns momentos a agilidade tem mais valor, em outros a disponibilidade.

A mobilidade ganha uma atenção especial em nosso país, principalmente com aumento mundial do petróleo, lembrando que o locador garante o atendimento e contar com uma estrutura de suporte pode fazer a diferença. A qualidade vai além de equipamentos: uma equipe engajada pode encontrar o caminho mais seguro, atitudes valorizando fornecedores pode ser um motor extra nas respostas rápidas, o crédito deve fazer parte da gestão e estar disponível dentro da capacidade de cada um. Investir virou especialidade com leitura de mercado, carregando o grande desafio: Onde encontrar a melhor rentabilidade?

A resposta encontrada na demanda acima da oferta pode ter seus dias contados e o conjunto de valores fará a diferença; ainda assim aqueles que encontrarem o melhor caminho de gestão com índices menores de retorno sobre os investimentos, mas com rentabilidade melhor na operação, serão os preferenciais nesse mercado tão competitivo.

Em um cenário projetado onde a oferta tende ser maior que a demanda, estar bem-posicionado e se antecipar as tendências de mercado ampliam nossa capacidade de nos mantermos competitivos. À medida que a oferta por equipamentos aumenta, redefinir as estratégias de crescimento e penetração no mercado vão além da otimização de recursos financeiros e a capacidade de investir em ativos, é compreender que o cliente é fator preponderante para evolução. Isto posto, torna-se imprescindível a consolidação de um relacionamento íntegro e equilibrado entre as partes, onde assimilar as necessidades do cliente e propor a melhor solução, de maneira customizada; seja financeira ou operacional, é o que fará a locação do equipamento tornar-se uma consequência.

As minhas experiencias vividas ao longo de 45 anos de mercado alternando maior ou menor demanda, maior ou menor oferta nos mostra o caminho de seguir com ambição, mas sem ganância. A ambição mostra a inteligência de avançar com informações e fazer o melhor possível dentro do possível, já a ganância é cega e trata como guerra os espaços de mercado para reparar erros em um mercado exigente e inteligente onde a conta precisa fechar.

Os clientes vivem um dos melhores momentos, necessitam explorar melhor o diálogo e as informações que rondam os preços, no mercado ainda muitos atritos contratuais após a contratação. Estamos orgulhosos do nosso jeito de informar, esclarecer e locar. A meta É gerar resultado atraindo mais clientes e novos investimentos.

Eurimilson J. Daniel

Pres. ESCAD Rental

VP Analoc

VP Sobratema

Fonte: Linkedin

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