Mercado de Locação

Locação recorrente: conheça 22 vantagens dessa modalidade

Contar com o auxílio das ferramentas certas durante a execução de uma obra é essencial para o sucesso do projeto. Ainda assim, essa aquisição exige espaço no orçamento, o que pode não ser sua realidade. Porém, existe uma solução simples e eficiente para essa situação.

A locação recorrente é uma ótima alternativa para dar continuidade à obra com mais economia e ainda alcançar ótimos resultados. Esse processo envolve o aluguel de máquinas e equipamentos necessários durante a execução do projeto. Assim, será possível contar com as ferramentas adequadas e assegurar o sucesso da construção.

Pensando nos benefícios que essa modalidade traz para o canteiro de obra, separamos 22 vantagens da locação recorrente. Confira!

1. Economia de recursos

O planejamento de um projeto envolve uma série de custos, como mão de obra, materiais e equipamentos. Muitas vezes, o investimento em uma determinada ferramenta pode ser muito custoso, pesando no orçamento. A principal vantagem da locação recorrente é a possibilidade de economizar recursos.

Ao adquirir os equipamentos por meio dessa modalidade, é possível reduzir drasticamente os gastos, já que o valor da locação é muito menor do que o investimento em ferramentas. Além disso, existe outra vantagem relevante para quem quer economizar.

Essa prática elimina a necessidade de gastos com manutenções, reparos e armazenamento. O aluguel se torna uma alternativa muito benéfica para quem quer alcançar a excelência em seu projeto. Ainda que essa solução possibilite economizar recursos, é importante ressaltar que essa prática não compromete a qualidade da obra.

2. Disponibilidade imediata

A execução de um projeto depende de diversos fatores que são primordiais para sua conclusão. Por isso, a falta de equipamentos ou ferramentas no canteiro de obras se torna uma das principais causas de atrasos — que, consequentemente, trazem sérios prejuízos.

A locação recorrente ganha destaque ao trazer uma solução eficiente e ágil para esse tipo de situação. As empresas que providenciam esse serviço investem pesado na qualidade do atendimento. Isso significa que seus clientes contam com ótimas vantagens, como facilidade de pagamento e descontos.

Além disso, para manter a competitividade, essas empresas disponibilizam os equipamentos e ferramentas de forma imediata aos seus clientes. A ausência de burocracia permite que as máquinas sejam entregues com rapidez. Com isso, o imediatismo traz ótimos benefícios para as construtoras e os profissionais autônomos agilizarem o desenvolvimento de seus projetos.

3. Equipamentos modernos

Como já falamos, investir em equipamentos para obras pode ser extremamente custoso. Adquirir as ferramentas necessárias para executar uma obra traz diversas responsabilidades que geram gastos, como manutenção e reparos. Além disso, nem sempre você terá recursos para comprar as máquinas mais modernas e tecnológicas do mercado.

Por isso, as construtoras que optam pela locação recorrente se beneficiam em diferentes aspectos primordiais para o sucesso de seus projetos. Contar com o que há de melhor é essencial para uma obra, impactando diretamente na sua qualidade e na produtividade dos serviços.

Muitas empresas que prestam esse serviço valorizam a eficiência dos equipamentos que eles disponibilizam aos seus clientes. Por isso, é possível contar com as opções mais modernas e de qualidade que existem no mercado. A constante renovação da frota traz uma garantia muito importante para as construtoras assegurarem a eficiência e o resultado de seus projetos.

4. Redução de gastos com mão de obra

Essa é uma das características mais importantes para o sucesso e a qualidade de um projeto. Contar com os equipamentos mais modernos é um ótimo investimento, possibilitando reduzir gastos e trazer mais pontualidade com os prazos. Dessa forma, além de providenciar as ferramentas necessárias para a execução dos projetos, a locação recorrente também disponibiliza uma manutenção adequada às máquinas.

Isso significa que as construtoras não vão precisar investir em uma equipe dedicada de manutenção, possibilitando economizar com a mão de obra. Dessa forma, é possível assegurar toda a eficiência e desempenho que as máquinas trazem para o canteiro de obra, evitando atrasos e desperdícios durante a execução do projeto.

5. Menores investimentos

Um bom investimento sempre trará ótimos resultados. Por isso, ao fugir de gastos com máquinas e equipamentos caros para a execução de uma obra, você terá recursos para aprimorar ainda mais o seu projeto. A locação recorrente é uma prática capaz de aliviar o orçamento — que muitas vezes é extremamente limitado.

Portanto, essa modalidade traz o que há de melhor para o canteiro de obras sem comprometer o crédito da construtora. O investimento necessário é mínimo ao se comparar com os gastos que a aquisição dos equipamentos traz. Realizar a locação das máquinas de acordo com a etapa do projeto possibilita alcançar a excelência durante a execução da obra, reduzindo os custos e alcançando maior qualidade para o processo.

6. Redução de riscos da compra de maquinários

A aquisição de máquinas e equipamentos para a construção civil traz muitas desvantagens para as construtoras. Existe uma série de fatores que podem comprometer totalmente o orçamento do projeto. Algumas despesas, como logística e transporte podem ser muito custosas.

O aluguel é uma prática muito mais econômica nesses sentidos, já que a empresa que presta o serviço que será a responsável por esses gastos. A locação de equipamentos e máquinas pode ser deduzida do imposto de renda, fortalecendo ainda mais os benefícios dessa modalidade.

7. Manutenção especializada e assessoria técnica

Ainda que os imprevistos ocorram totalmente ao acaso, o planejamento de um projeto deve considerar quaisquer situações que podem comprometer a execução da obra. As máquinas e ferramentas danificadas trazem sérios riscos à segurança dos funcionários, além de prejudicar a produtividade da equipe.

A locação traz mais uma grande vantagem para as construtoras: a manutenção especializada e uma assessoria técnica. Com isso, será possível dar continuidade à obra sem grandes atrasos, assegurando a troca dos itens caso surja algum problema técnico que poderia impactar negativamente o projeto.

8. Aumento da produtividade

Locar equipamentos eleva a produtividade dos colaboradores, pois as equipes terão acesso às melhores ferramentas para construções e reformas. Os equipamentos otimizam o trabalho de todos os envolvidos porque são mantidos em plenas condições para o uso. Com eles, as obras não param e não há perdas financeiras decorrentes de materiais subutilizados.

Os gestores conseguirão cumprir o cronograma com a locação dos maquinários necessários para todas as etapas de uma obra. As locadoras disponibilizam máquinas em número suficiente para garantir a qualidade dos serviços e de modo que não haja ociosidade dos profissionais. Além disso, você poderá contar com materiais próprios para a realização de cada tarefa.

Por outro lado, você perceberá que os materiais estão bem conservados e não será necessário adaptar os equipamentos para a realização de uma função. Os serviços não são paralisados para realizar a manutenção periódica, pois os maquinários dificilmente estragam ou param de funcionar corretamente. A locadora é responsável por manter tudo em dia.

9. Otimização do tempo

Utilizar equipamentos modernos em todas as fases de uma obra ajuda a otimizar o tempo e a seguir o cronograma respeitando as normas de segurança e atendendo aos padrões de qualidade. O rendimento dos serviços aumenta de forma natural e todos os colaboradores são bem-sucedidos em suas funções. Por esse motivo, a locação está se tornando cada vez mais comum.

10. Melhores tomadas de decisões

As equipes que têm ao seu dispor diversos tipos de máquinas e ferramentas modernas que atendem às suas necessidades trabalham mais motivadas. Diante disso, os gestores conseguem analisar as novidades do mercado e tomar decisões mais assertivas em relação ao gerenciamento de projetos. As tecnologias de ponta também ajudam a acertar nas escolhas.

11. Sistema acessível

A locação de equipamentos pode ser feita para todas as etapas da construção civil, já que nos dias de hoje o sistema é acessível. Há alguns anos, somente as grandes empreiteiras ou construtoras conseguiam alugar máquinas e ferramentas. Na atualidade, até os profissionais autônomos conseguem locar os maquinários de empresas de qualidade.

12. Variedade de equipamentos

A empresa que aluga os equipamentos tem uma variedade de possibilidades e pode escolher o que pretende utilizar. Por exemplo, a aquisição de uma máquina hoje pode não ser vantajosa daqui a alguns meses, pois o mercado pode fazer o lançamento de outra melhor e mais moderna dentro de pouco tempo. Na locação, as locadoras mantêm as ferramentas atualizadas.

13. Menos desperdícios

O aluguel de equipamentos gera economia às pequenas, médias e grandes empresas ao reduzir os desperdícios. Um maquinário parado no canteiro de obras é sinônimo de prejuízos financeiros constantes tendo em vista que não estará gerando retorno do valor nele investido. Além disso, uma máquina parada eleva os gastos com manutenção.

14. Agilidade no cumprimento de prazos

Alugar é uma excelente alternativa para empresas de todos os portes, já que é possível calcular o período de uso dos equipamentos e dos materiais necessários e pagar somente pelo tempo que for utilizá-lo. Podem ser alugadas uma única unidade ou diversas delas, conforme o número de colaboradores e de acordo com o cronograma. Consequentemente, há agilidade no cumprimento dos prazos.

15. Praticidade na negociação

Os projetos de construção civil são compostos de várias etapas, razão pela qual os líderes precisam considerar necessidades relacionadas aos equipamentos, materiais de construção e mão de obra. A locação dos maquinários traz diversos benefícios ainda durante a fase do planejamento. O orçamento e a negociação são realizados com muita praticidade.

16. Responsabilidade do fornecedor

O gestor precisa selecionar os materiais e equipamentos que vai utilizar, definir as quantidades e fazer os pedidos. As demais responsabilidades são do fornecedor que entregam os maquinários alugados no endereço fornecido durante o fechamento do negócio. Assim que recebem as máquinas, os colaboradores podem começar a usá-las em suas tarefas.

17. Redução da carga de trabalho

Diante do fechamento de um contrato de locação de máquinas e ferramentas, a carga de trabalho diminui consideravelmente. Em virtude disso, os colaboradores se livram de tarefas secundárias e conseguem manter o foco nas atividades que são realmente essenciais. É tarefa da gestão da obra encontrar as alternativas mais viáveis e menos onerosas.

18. Aprimoramento do projeto

Equipamentos alugados são planejados com inovações tecnológicas que ajudam no aprimoramento dos projetos. Aliados às boas práticas, a rotina dos colaboradores da construção é aperfeiçoada e toda a organização é beneficiada. Caso fosse necessária a aquisição de máquinas, o gestor teria que investir tempo em pesquisas, avaliações e comparações de preços.

19. Processos simplificados

Os processos referentes à locação são muito simples, pois as equipes contribuem e indicam os materiais e as ferramentas mais relevantes para a otimização dos trabalhos em um canteiro de obras. Os trabalhadores se unem e trabalham em conjunto, sendo que uma equipe qualificada é indispensável para agilizar a execução dos projetos e fazer a diferença para a empresa.

20. Mais qualidade

A modalidade de locação de equipamentos está ganhando espaço no mercado por ser uma oportunidade econômica e porque melhora a qualidade da obra. Os projetos complexos e com orçamento definido também são beneficiados porque as etapas são executadas com maestria, além de ser um diferencial que reduz gastos, agrega valor aos serviços realizados.

21. Uso de tecnologias construtivas

As tecnologias construtivas também ajudam a eliminar despesas para alcançar uma construção com orçamento mais enxuto. O aluguel dos equipamentos permite às empreiteiras e construtoras utilizar inovações tecnológicas e soluções inteligentes para aumentar a economia. Mantenha-se atualizado sobre as novidades relacionadas à área da construção civil.

22. Eficiência elevada

A locação de equipamentos para canteiros de obras garante a alta eficiência operacional dos times, além da qualidade da edificação. Ela apresenta um excelente custo-benefício para as empresas porque o aluguel não custa tão caro quanto a aquisição dos maquinários. Trata-se de um investimento baixo que traz um ótimo retorno para os empreendedores que procuram encontrar ofertas interessantes.

A locação recorrente é extremamente benéfica. No entanto, vamos reforçar alguns cuidados que você deve ter. Ao alugar equipamentos, ferramentas e máquinas, procure avaliar todas as vantagens desse investimento. Além disso, procure sempre contar com uma empresa de confiança para fechar negócio. Obtenha informações sobre ela e verifique o nível de satisfação de seus clientes.

Entendeu quais são as principais vantagens da modalidade locação recorrente? Antes de contratar o aluguel, analise se a locadora tem credibilidade, oferece consultoria técnica, tem a quantidade ideal de maquinários e é reconhecida no mercado. A Armac é uma empresa especializada na locação de plataformas elevatórias e equipamentos pesados para a agricultura, construção civil e infraestrutura.

Gostou de conhecer as vantagens da locação recorrente, mas ficou com dúvidas sobre máquinas e equipamentos? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e solicite as informações necessárias!

Fonte: https://armac.com.br/blog/gestao/locacao-recorrente-2/

0 comentário em “Locação recorrente: conheça 22 vantagens dessa modalidade

Deixe uma resposta

Abra o Chat
Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: